6 dicas para aumentar a vida útil do seu ar-condicionado – A.Dias

nov 11

6 dicas para aumentar a vida útil do seu ar-condicionado

Vida útil do ar-condicionado: 6 dicas para garantir mais eficiência e aumentar a durabilidade do seu equipamento. Confira!

Ter um ambiente climatizado em casa é uma delícia, não é mesmo? O ar-condicionado é um grande aliado nos dias mais quentes do ano e, por isso, o aparelho tornou-se um verdadeiro objeto de desejo para muitas pessoas. Entretanto, manter uma máquina dessas exige certos cuidados especiais.

Para garantir sua eficiência, listamos 6 dicas que vão aumentar a vida útil do seu ar-condicionado. Confira!

1. Seja cuidadoso na hora de instalar o aparelho

Muitas pessoas ficam ansiosas para ter o ar-condicionado funcionando logo e, dessa forma, acabam instalando por conta própria a máquina. Mas atenção: esse é um grande erro que pode comprometer sua durabilidade. Para garantir o bom funcionamento do aparelho, o ideal é que um técnico especializado faça o trabalho. Se não puder pagar pelo serviço qualificado, procure ler com muita atenção o manual de instruções, ok?

2. Faça a limpeza dos filtros com frequência para aumentar a vida útil do ar-condicionado

Se você pretende que seu ar-condicionado funcione por muitos anos, a dica é limpar os filtros periodicamente. Além de melhorar sua eficácia, a tarefa evita que o aparelho seja prejudicial à nossa saúde. Quando a máquina está limpa, os filtros têm a capacidade de renovar o ar, eliminando bactérias, fungos e micro-organismos que podem causar doenças respiratórias e oferecem risco de alergia.

adias ar condicionado

3. Leia as recomendações do manual

Para realizar a limpeza correta dos filtros é fundamental que você leia todas as indicações do manual de instruções do produto. Isso porque é nele que você vai encontrar a forma certa de instalar o aparelho e ainda poderá conferir dicas úteis de como usá-lo no cotidiano. Somente assim você poderá garantir que o ar-condicionado dure por um bom tempo.

4. Proteja a unidade externa

A parte do eletrodoméstico que fica na parte de fora dos edifícios ou das casas geralmente sofre com fatores como calor em excesso, chuva, maresia, entre outros. Embora estes aparelhos sejam feitos para resistir ao máximo a agressões da natureza, a indicação é usar guaritas externas.

Quando for instalar o produto, veja com o técnico quais os melhores acessórios para proteção da sua máquina.

5. Use o aparelho corretamente

Você sabia que o uso adequado do ar-condicionado é com portas e janelas fechadas? Isso aumenta a vida útil do ar-condicionado, pois o aparelho fica menos sobrecarregado para resfriar o espaço. Sem contar que quando os acessos do ambiente estão fechados, você economiza com a conta de luz, já que a máquina trabalha menos.

6. Faça uma manutenção preventiva

A melhor maneira de garantir a eficiência do ar-condicionado é fazendo uma manutenção anual para verificar suas condições. Existem diversas empresas que realizam esse tipo de serviço para que você possa ter à sua disposição vários orçamentos e escolher o que cabe no seu bolso. É muito importante realizar esse check-up preventivo para preservar a saúde de todos os usuários.

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

1 menção

  1. […] e varandas fechadas. Saiba que livre do calor e do ar concentrado, seu ar-condicionado terá uma vida útil bem […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.