Quais os benefícios e vantagens do ar condicionado? – A.Dias

jul 07

Quais os benefícios e vantagens do ar condicionado?

Quais os benefícios e vantagens do ar condicionado?

Você sabia que além de deixar a temperatura do ambiente muito mais agradável, o ar-condicionado ainda pode trazer vários benefícios à sua saúde? Além de esfriar ou aquecer o ar do ambiente, o aparelho possui muitas outras funções benéficas.

Continue a leitura deste post e conheça os benefícios e as vantagens do ar-condicionado.

Realiza a purificação do ar

Os aparelhos de ar-condicionado modernos e com alta tecnologia — como os com filtro HEPA e de carvão ativado— filtram o ar enquanto o purificam, mantendo o ar limpo por mais tempo. O ambiente fica livre de poluição e de outras sujidades que antes estavam dispersas no ar.

O resultado é um ambiente mais saudável, beneficiando a todos, mas principalmente as pessoas com problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Possui ação antialérgica

Vários modelos de ar-condicionado são capazes de combater o crescimento de fungos e demais ativos alérgenos, evitando e reduzindo sintomas como coceiras, espirros e irritações no nariz, nos olhos e na garganta, entre outras manifestações alérgicas.

No entanto, para que essa função seja eficaz, é fundamental manter o aparelho limpo. Uma forma de perceber a hora de limpá-lo é observando a presença de mau cheiro no ambiente ao ligar o aparelho.

Elimina o mofo do ambiente

Quem mora em regiões muito úmidas — com chuvas em excesso, presença de rios e do mar, por exemplo — costuma sofrer com os efeitos da umidade típica desses locais.

Se anteriormente mostramos os problemas de saúde relacionados à umidade, agora citamos os prejuízos do mofo ao ambiente. O bolor é capaz de gerar questões como: paredes pretas e manchadas, azulejos com rejuntes pretos, com limo ou bolor, roupas guardadas com o cheiro característico do mofo, entre outras.

Os aparelhos de ar-condicionado com função desumidificar retiram o excesso de umidade do ambiente, acabando com o mofo.

Aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos

Essa é mais uma vantagem da função desumidificar do ar-condicionado, que beneficia as famílias que moram em regiões com umidade relativa do ar muito alta, como nas cidades litorâneas.

A umidade excessiva danifica o interior dos aparelhos por facilitar a ferrugem. Nesse caso, o ar-condicionado aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos por impedir que o ar úmido entre em contato com as partes internas e com toda a fiação dos equipamentos.

Aumenta o conforto dos ambientes

O ar-condicionado gera, comprovadamente, muito conforto e alívio do estresse do dia a dia, por permitir a manutenção da temperatura desejada a qualquer hora do dia, inclusive nos horários de sol intenso — ou ao contrário, em dias muito frios, quando tudo o que se deseja é um ar-condicionado com função de aquecer o ambiente.

Para aproveitar esse benefício, uma dica simples, mas valiosa, é direcionar as saídas de ar para que a brisa, fresca ou aquecida, se espalhe melhor, preenchendo todo o local. Além disso, feche portas e janelas para que o ar resfriado ou aquecido não saia do ambiente para fora ou para cômodos onde não há ninguém.

Oferece multifuncionalidade

Em vez de ter um ventilador, um climatizador de ambientes e um aparelho para filtrar o ar, convém investir em um só eletrodoméstico que faça tudo isso: regula a temperatura, filtra e controla a umidade do ar, para mais ou para menos.

Uma das maiores vantagens do ar-condicionado é que ele reúne todas essas funções.

Evita a desidratação corporal

Por manter a umidade do ar constante, o ar-condicionado colabora para evitar a desidratação corporal. Esse benefício ocorre porque em ambientes com a umidade ideal o corpo não sua muito, evitando que se perca água pelo suor.

Todos se beneficiam, mas os idosos, os bebês, as crianças e os indivíduos adoentados são os mais favorecidos, pois são os que mais sofrem com os efeitos da desidratação.

Favorece o sono

Nos quartos, esses aparelhos garantem uma noite de sono agradável, com sono intermitente, pois eliminam a necessidade de acordar no meio da noite para tirar ou colocar peças de pijama ou ligar e desligar o ventilador pelo calor ou frio excessivo.

Essa vantagem do ar-condicionado pode influenciar, inclusive e diretamente, o nosso desempenho nas atividades cotidianas no dia seguinte, já que uma noite bem-dormida é revigorante.

Evita a entrada de insetos e de poeira

Em geral, o calor nos obriga a abrir as janelas para que a brisa entre nos ambientes, mas com o ar-condicionado é o contrário: ele nos faz fechá-las (ou nem abri-las), e isso representa uma grande vantagem. Com as janelas e portas fechadas não temos visitantes indesejados, como os insetos.

Com o uso do aparelho de ar-condicionado, pernilongos, moscas e mosquitos da dengue e da zica ficam longe da nossa casa. Sua família não ficará mais dependente dos repelentes e das raquetes eletrônicas.

Além dos insetos, também ficam do lado de fora a poeira e outras sujidades vindas da rua — significando uma casa mais limpa e com menos risco de alergias por ácaro e pó.

Diminui o barulho externo

Além dos insetos e da poeira, ao manter as janelas fechadas também nota-se a diminuição da entrada do barulho que vem de fora.

Para quem mora em avenidas muito movimentadas ou próximo a casas de show e boates, essa qualidade do ar-condicionado soa como um promessa de alívio para dores de cabeça, para conseguir descansar mais diariamente e se livrar do estresse diário.

Aumenta o rendimento no trabalho

Já existem alguns estudos científicos que mostram a existência de uma relação direta entre a diminuição de produtividade e a temperatura do ambiente de trabalho ou de estudo. Descobriu-se que se a temperatura estiver mais baixa do que 22ºC ou mais alta do que 26ºC, a produtividade pode cair consideravelmente.

Embora interessantes pela precisão dos valores de temperatura, nós nem precisamos de pesquisas para saber que ninguém consegue render eficientemente no trabalho ou nos estudos sentindo muito frio ou muito calor, não é mesmo?

Para que o ar-condicionado seja benéfico, é fundamental que ele esteja sempre limpo, e as manutenções periódicas que constam no manual de instruções sejam sempre realizadas.

Além disso, muita gente tem receio de adquirir o aparelho por causa dos gastos com energia, mas existem modelos como o Inverter que podem ser uma opção bem mais econômica.

Agora que você já conhece os benefícios e as vantagens do ar-condicionado, aproveite para aprender mais um pouco conferindo como fazer o ar-condicionado gelar mais rapidamente!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.