Saiba como evitar o mau cheiro no ar-condicionado – A.Dias

set 07

Saiba como evitar o mau cheiro no ar-condicionado

Quem possui um aparelho de ar-condicionado em casa sabe que é preciso realizar manutenções frequentes para que problemas não apareçam. Se já se passou algum tempo desde a instalação e, agora, você começou a notar um mau cheiro no ar-condicionado cada vez que ele é ativado, por exemplo, isso é um sinal de que chegou a hora de limpá-lo.

Todo aparelho possui filtros que precisam ser checados com frequência, principalmente para combater o acúmulo de sujeiras (as grandes responsáveis pelo surgimento de fungos e bactérias).

Quer entender como fazer a manutenção correta para evitar mau cheiro no seu ar-condicionado? Veja as dicas que listamos aqui:

As causas do mau cheiro no ar-condicionado

Uma das principais funções do aparelho de ar-condicionado é filtrar o ar do ambiente e controlar a umidade. Por isso é tão importante mantê-lo limpo.

O mau cheiro desses aparelhos é causado principalmente pelos fungos e micro-organismos que se acumulam com facilidade devido à umidade no local. Com o passar dos anos de uso, o mau cheiro começa a surgir nos aparelhos que não passaram pela limpeza adequada.

Outra explicação para o mau cheiro no ar-condicionado é a direção dos dutos de saída de água. Caso eles sejam direcionados para o esgoto, há a possibilidade do odor desagradável surgir. Para evitar este erro, é melhor escolher outra alternativa para a eliminação da água.

Como evitar o problema

A primeira providência a ser tomada é consultar o manual de instruções do seu aparelho. Lá, você encontrará informações importantes sobre como fazer a limpeza adequada sem causar danos.

O ideal é que os filtros sejam limpos com frequência para garantir a climatização adequada do ambiente. Este procedimento evita gastos com possíveis reparos no aparelho e reduz as chances da sujeira acometer o sistema respiratório das pessoas que o utilizam.

Muitos aparelhos já possuem a opção Auto Clean: essa função permite maior controle da umidade interna e o acumulo de poeira, evitando, assim, o aparecimento de fungos.

Para fazer a manutenção do ar-condicionado, você pode contar com a assistência técnica especializada. A manutenção é importante não só para evitar fortes cheiros, mas também para garantir o bom desempenho de seu aparelho.

Dicas de limpeza para seu ar-condicionado

Tanto um ar-condicionado usado com frequência quanto um aparelho ligado esporadicamente merecem uma boa limpeza. Isso aumentará a eficácia e a vida útil do aparelho, garantindo que funcione da melhor maneira.

Lembre-se de que o acúmulo de sujeira não é só o grande vilão do mau cheiro, mas também é uma das causas mais comuns de pane.

Limpando seu ar-condicionado de janela

Desligue o aparelho da tomada e retire o painel frontal para ter acesso ao filtro. O filtro deve ser retirado e lavado com muito cuidado em água corrente, sem utilizar produtos químicos. Deixe secar naturalmente.

Limpando seu ar-condicionado Split

Os filtros dos modelos Split requerem ainda mais atenção e cuidado. Comece desligando o aparelho e abrindo o painel até ter acesso aos filtros de nylon. Use um pano úmido para limpar a parte interna. Um aspirador de pó pode ajudar a remover a poeira. Lembre-se de que não se deve usar produtos químicos na limpeza dos filtros.

Reinstale os filtros somente após a secagem completa. E um detalhe importante: filtros de carvão ativado e HEPA não poderão ser limpos com água.

O ar-condicionado é uma ótima opção para manter a casa mais fresca e agradável para os dias de calor. Mas, para que você não passe apuros, é preciso tomar cuidado com seu aparelho e realizar os procedimentos de limpeza com frequência.

Continue com a gente e veja mais dicas sobre como manter seu aparelho sempre limpo!

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.