Posso instalar o ar-condicionado atrás de cortinas? – A.Dias

out 13

Posso instalar o ar-condicionado atrás de cortinas?

Instalar o ar-condicionado atrás de cortinas: Entenda nessa matéria porque os especialistas não recomendam que o aparelho seja instalado atrás de cortinas!

 

Quem não quer aliar conforto, bela decoração e ambiente climatizado, não é mesmo? Mas é preciso ter muito cuidado na hora de decorar a casa e instalar certos aparelhos, como o ar-condicionado, por exemplo.

 

Uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é integrar a decoração e os condicionadores de ar é se os aparelhos podem ser instalados atrás das cortinas. A resposta dos especialistas é unânime: não é recomendável ter cortinas escondendo o ar-condicionado.

 

Por que instalar o ar-condicionado atrás de cortinas é ruim?

A instalação de ar-condicionado atrás de cortinas não é uma boa opção porque, se o aparelho ficar coberto, seja com o que for, isso dificultará a vazão do ar. E se o ar não sair como deveria, exigirá mais força do compressor para continuar funcionando. Se isso ocorrer, o ar-condicionado também aumentará o consumo de energia e, com tanto esforço, terá a sua vida útil diminuída consideravelmente.

 

Ainda, a cortina que fica em cima do ar-condicionado pode estragar, pois o seu tecido pode ser danificado por causa dos movimentos que o aparelho faz. Então, motivos não faltam para que você escolha um lugar longe das cortinas para instalar o seu ar-condicionado.

 

Dicas sobre onde instalar o ar-condicionado

Especialistas indicam que o ar-condicionado seja instalado perto da janela. Porém, muitas vezes, há necessidade de se ter uma cortina para bloquear a luz e o calor ou até mesmo para dar privacidade. Então, nessa hora, é preciso atenção: a cortina deve ser pensada para não ficar em cima do aparelho.

 

O ideal é que o projeto de instalação do ar-condicionado seja feito antes de você decidir sobre a decoração da casa. Mas se o ar-condicionado já estiver instalado perto da janela quando você chegar no local e não for possível colocar uma cortina, películas são uma boa alternativa para diminuir a entrada da luz do sol e o calor. Com menos calor, você ainda conseguirá potencializar o funcionamento do ar-condicionado.

 

Agora, se o problema é o aparelho ficar aparente, há algumas formas de escondê-lo sem abafá-lo, como instalar o ar-condicionado em cima da porta ou nos cantos das paredes. Encaixar o aparelho entre quadros e móveis, integrando-o à decoração, também é uma forma de deixar que ele passe despercebido.

 

Nos quartos, o aparelho pode ficar em cima da cama e, na sala, pode ser feito um móvel para cobri-lo, tendo-se o cuidado de criar um espaço para a ventilação. Nesse caso, o ar-condicionado pode ficar dentro de uma estante com algumas aberturas ou fazer parte da decoração entre prateleiras altas.

 

Uma novidade que pode ajudar na hora de combinar o ar-condicionado com a decoração é a disponibilidade de aparelhos já decorados ou pintados com tonalidades metálicas. Além disso, você ainda pode usar a criatividade e personalizar o seu ar-condicionado com um lindo adesivo, por exemplo.

 

Os principais tipos de ar-condicionado para residências

Split: é dividido em duas partes, sendo que uma fica dentro da parede e a outra, fora. No lado externo, fica a parte condensadora e, no interno, a evaporadora. A parte que fica para fora é discreta, se comparada com outros modelos de ar-condicionado, o que ajuda a inserir o aparelho na decoração mais discretamente. Os principais benefícios do split são: refrigera com qualidade, possui um ótimo custo-benefício, é silencioso e tem filtros que melhoram a qualidade do ar.

 

Janela: é usado geralmente em casas onde, na construção, já foi planejado um espaço próprio para a instalação do aparelho de ar-condicionado. É um modelo tradicional compacto, com instalação simples e manutenção baixa.

 

Portátil: é muito prático e funciona bem em ambientes pequenos. Não precisa ser instalado na parede, o que evita furação ou obras para instalação e possibilita o transporte para qualquer lugar.

 

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.