Entenda como limpar o ar-condicionado e conservá-lo por mais tempo – A.Dias

ago 16

Entenda como limpar o ar-condicionado e conservá-lo por mais tempo

Como limpar o ar-condicionado? Separamos aqui 4 dicas para você descobrir como conservar o seu aparelho por mais tempo fazendo a limpeza corretamente!

 

Independentemente do modelo, um ar-condicionado pode durar até 15 anos, mas é necessário conhecer os cuidados certos a serem tomados com o seu aparelho. Por isso, saber como limpar o ar-condicionado adequadamente pode ser um verdadeiro diferencial para que sua compra tenha o melhor custo-benefício possível.

Infelizmente, muitas pessoas passam meses limpando o ar-condicionado superficialmente, sem atentarem a seus componentes internos. Dessa forma, o equipamento acaba estragando antes do prazo, sendo necessário investir em um novo e contrair mais gastos para o seu bolso.

Quando bem cuidado por dentro e por fora, o ar-condicionado tem a vida útil prolongada, cumprindo com todas as suas funcionalidades. Neste artigo, separamos algumas dicas para que você tire o melhor rendimento possível do seu equipamento, garantindo seu funcionamento e sua conservação por mais tempo. Confira!

Qual é a importância da limpeza correta?

Apesar de bastante eficiente, o ar-condicionado requer muito cuidado também. Não adianta apenas comprar um aparelho e esperar que ele tenha a mesma eficiência ao longo dos anos se a manutenção não for feita adequadamente. Quanto melhor for a limpeza, por exemplo, maior vai ser a duração do equipamento.

Passar aquele pano superficialmente apenas para tirar o pó da parte externa é importante, mas não o suficiente. Em alguns casos, é necessário contar com a ajuda de um profissional para a limpeza — especialmente para a tubulação e os trocadores de calor —, mas a sua organização é fundamental para que a limpeza esteja sempre em dia.

Saber como limpar o ar-condicionado também é imprescindível para garantir a maior eficiência do equipamento. A qualidade do ar, por exemplo, passa diretamente pelo nível de limpeza do aparelho. A falta de manutenção e higiene também pode gerar problemas respiratórios (como a sinusite) para quem está rotineiramente naquele ambiente.

Como limpar o ar-condicionado e conservá-lo por mais tempo?

Confira no manual as instruções para a limpeza interna, uma vez que cada modelo de ar-condicionado apresenta uma periodicidade específica para sua realização. Por isso, é imprescindível que você leia as recomendações atentamente e observe as instruções de uso ou manutenção específicas.

Higienize a área externa do seu ar-condicionado semanalmente

Para retirar o acúmulo de pó e a sujeira da parte externa, você vai precisar apenas de água e detergente neutro. Misture os dois em um recipiente e umedeça o pano na solução, passando-o delicadamente por toda a superfície. Depois, enxugue com um pano seco, que não solte pelo, e fique atento para que ele não risque o seu aparelho.

Repita o processo uma vez por semana e lembre-se de utilizar apenas esses dois ingredientes, pois produtos multiuso podem manchar ou amarelar o seu ar-condicionado. Geralmente, o painel frontal deve ser limpo apenas com um pano seco (caso esteja muito sujo, utilize um pouco de água morna).

Já a limpeza do filtro consiste basicamente na retirada do pó acumulado, que pode ser feita com água morna no sentido contrário da entrada do ar. Deixe secar naturalmente e não utilize aspirador de pó ou ferramentas para escovar. Com o filtro em bom estado, você garante a qualidade do ar no ambiente. Quando sujo, o aparelho acaba se tornando um meio de propagação para bactérias, que podem desencadear problemas de alergia.

Contrate um especialista para limpar a tubulação e os trocadores de calor

Com o uso frequente do ar-condicionado, é inevitável o acúmulo de sujeira dentro dos compartimentos internos. Por isso, a manutenção preventiva também é um item importante para a conservação do aparelho. Mas como limpar o ar-condicionado corretamente sem correr o risco de estragar esses componentes?

O mais indicado é que esse trabalho seja realizado por uma empresa especializada, que vai verificar o estado da tubulação e dos trocadores de calor pelo menos uma vez ao ano. Mesmo demandando um pequeno investimento, a manutenção correta do aparelho fará com que ele dure por muito mais tempo, em ótimas condições e com máxima eficiência.

Ações como essa proporcionam uma economia de energia — afinal, o equipamento não precisará trabalhar além do necessário para cumprir seu papel. Além disso, elimina-se o risco de precisar arcar com um novo aparelho antes da hora. É importante lembrar ainda que, mesmo que você não use seu ar-condicionado durante o inverno, a limpeza deve continuar sendo feita.

Atente ao tipo de ar-condicionado

Outra questão à qual você deve ficar atento é o modelo do ar-condicionado. Afinal, além de as funcionalidades serem diferentes, o cuidado não pode ser o mesmo, uma vez que cada um tem a sua peculiaridade. Equipamentos mais recentes, por exemplo, contam com um filtro de carvão ativado, enquanto as opções convencionais trazem apenas um único filtro.

Mantenha um cronograma de limpeza

Além da limpeza da parte externa, que acaba sendo mais simples de ser feita, é preciso cuidar da parte interna também. Para tanto, é fundamental manter um cronograma de higienização, assim o aparelho sempre estará nas melhores condições possíveis. Nunca deixe de realizar a manutenção por muito tempo, pois esse tipo de cuidado vai reduzir as chances de surgirem problemas.

O ideal é providenciar a limpeza trimestralmente nos aparelhos de ar-condicionado residenciais — dessa forma, é possível garantir que a qualidade do ar não seja prejudicada e a saúde de quem está no ambiente não fique comprometida. Faça o máximo que puder com as próprias mãos e conte com uma ajuda especializada para as tarefas mais complexas.

Utilize os produtos corretos

Outra vantagem de contar com profissionais especializados na hora da limpeza é que eles vão saber os produtos corretos a serem aplicados. Afinal, não é qualquer coisa que pode ser utilizada durante a limpeza dos aparelhos. A intenção pode até ser boa, porém o uso de uma substância errada é capaz de acabar estragando o equipamento.

Portanto, saber como limpar o ar-condicionado é fundamental para que você desfrute ao máximo da performance do aparelho. De nada adianta comprar o melhor modelo do mercado se, na prática, você não toma os devidos cuidados para garantir um funcionamento adequado.

Agora que você já sabe qual é a importância e de que forma limpar um ar-condicionado, que tal entender também como escolher, comprar e instalar o seu equipamento? Baixe nosso e-book e confira um guia completo sobre os aparelhos, para ter a certeza de que está fazendo a melhor compra possível!

Posts Relacionados

1 menção

  1. […] verdade é que para evitar qualquer problema dessa ordem basta fazer a limpeza do ar condicionado da forma correta, mas você sabe como fazer? O post de hoje é para tirar todas as suas dúvidas […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.