0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Rede elétrica para ligar ar-condicionado: entenda quais são os cuidados

O Brasil é um país onde predominam altas temperaturas. Você sabia que, em algumas regiões, é possível chegar a uma sensação térmica de até 50 graus durante o verão?

Fatores como esses tornam o ar-condicionado indispensável para suportar a sensação de calor e ter algum conforto nas épocas mais quentes. Mas não basta simplesmente comprar o ar-condicionado e ligá-lo direto na tomada! Antes, é necessário ter alguns cuidados e verificar a rede elétrica da sua casa.

Neste artigo, vamos falar quais são esses cuidados e explicar como você pode instalar seu ar-condicionado com segurança. Confira!

Verificação da rede elétrica

No Brasil, a tensão padrão residencial é de 110 volts. Alguns aparelhos, contudo, podem exigir uma tensão maior, de 220 volts. Existem aparelhos disponíveis nas duas tensões.

Se sua casa já tiver entrada de ar-condicionado ou tomada específica para ele, verifique antes de comprar a tensão dessa tomada. Mesmo que toda a casa seja 110 volts, a tomada do ar-condicionado pode ser de 110 ou 220 volts.

Disjuntor

O disjuntor é o responsável por desligar o fornecimento de energia caso ocorra algum pico, evitando a queima do aparelho.

O ar-condicionado consome bastante energia, o que exige um disjuntor exclusivo, assim como uma tomada exclusiva também. Jamais ligue mais de um aparelho, com o uso de benjamins, por exemplo, na mesma tomada em que o ar-condicionado está ligado.

O disjuntor deve ser escolhido de acordo com a potência do ar-condicionado. Deve-se tomar muito cuidado com essa escolha, pois usar um disjuntor que aguente mais energia só para não desarmar a toda hora pode ter sérias consequências. Sempre use o disjuntor de acordo com a potência do aparelho.

Fiação

Os fios para ligar o ar-condicionado devem estar de acordo com a sua potência. Quanto maior a potência, maior deve ser a espessura do fio (bitola). Isso acontece porque quanto maior a potência mais energia circula pelo fio e mais ele aquece.

Então, quanto mais grosso for um fio mais energia ele suporta. A espessura também varia de acordo com a tensão ser 110 ou 220 volts.

Escolha do aparelho de ar-condicionado

Obras para instalação de ar-condicionado podem sair pelo mesmo valor ou até mais caro que o próprio aparelho!

Portanto, se a sua casa ou apartamento já possui uma boa rede elétrica e instalações, é mais fácil e econômico escolher o ar-condicionado de acordo com o seu imóvel.

Voltagem

Como dito, as tomadas de sua residência podem ser de 110 ou 220 volts. Escolha a voltagem do seu ar-condicionado de acordo com a tensão da tomada exclusiva para o seu uso.

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado trabalha em 220 volts, pois, como é uma tensão maior, exige menos corrente para gerar a mesma potência.

Como o grande vilão da conta de luz é a corrente elétrica utilizada pelos aparelhos, é muito provável que tomada da sua casa destinada ao uso do ar-condicionado será de 220 volts.

BTU

O BTU é uma medida da capacidade que o ar-condicionado tem de resfriar um ambiente. Quanto maior for a quantidade de BTUs, mais o ar condicionado resfriará o ambiente ou um ambiente maior poderá ser resfriado.

Esse valor é calculado de acordo com a área, quantidade de pessoas, aparelhos eletroeletrônicos e tempo de luz solar incidente no ambiente. Existem diversas calculadoras de BTU online disponíveis.

Note também que, quanto mais BTUs seu ar-condicionado possuir, maior será o gasto de energia e mais bem preparada a sua instalação elétrica deve estar.

Gostou deste artigo? Quer ter mais informações na hora de adquirir seu ar-condicionado? Entenda agora como avaliar a capacidade do aparelho para não errar na escolha!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *