O ar-condicionado split ganhou força e está presente em muitos lares. Ele é destinado a lugares mais espaçosos e que necessitam de uma ventilação maior. Além disso, conta com função turbo e timer, fornecendo tanto ar quente como frio.
E as vantagens não para por aí. Ele é de fácil instalação, se adapta sem problemas a qualquer decoração e o melhor de tudo: seu preço está cada vez mais acessível.
Mas é preciso cuidado para escolher o modelo correto. Isso porque cada ambiente pede um tipo de aparelho diferente. Fatores como tamanho do lugar, número de pessoas circulando, presença de eletrônicos e posicionamento do cômodo são importantes.
No post de hoje, mostraremos como você pode escolher corretamente o split ideal para seu ambiente. Vamos lá?
Tipos de ar-condicionado split
O ar-condicionado split possui diversos modelos, então é importante prestar atenção às funcionalidades de cada um.
- Window Split: mistura o ar-condicionado convencional com a tecnologia split, sendo instalado nos espaços já existentes na parede;
- Hi-wall: permite a instalação direta na parede, sendo esse o mais usado;
- Multisplit: possui mais de uma evaporadora e é indicado para refrigeração de mais de um ambiente ao mesmo tempo;
- Cassete: possui até quatro vias, sendo mais recomendado para teto ou forro;
- Canto Teto: é instalado no encontro de duas paredes, na parte de cima do cômodo;
- Portátil: é indicado para ambientes pequenos, podendo ser transportado para qualquer lugar.
Local da instalação
O primeiro passo é observar qual parede recebe mais sol no decorrer do dia. Essa parede não deverá ser utilizada, afinal de contas poderá ser prejudicial para seu aparelho.
Lembre-se de nunca colocar o ar-condicionado em um local onde a tubulação possa interferir na rede elétrica, de água ou esgoto.
Algumas evaporadoras de splits jogam vapor de água para umidificação, portanto evite colocar sobre aparelhos eletrônicos em geral.
A saída do ar deve ser livre, então deixe uma distância de alguns centímetros do teto e de paredes laterais. Caso haja mais de um ar-condicionado no local, mantenha-os cerca de 1,5 m longe um do outro.
Tamanho do ambiente
Em uma conta simples, os fabricantes recomendam que se multiplique por 600 os metros quadrados de cada ambiente. Por exemplo, se o local tem 45 m2, a potência recomendada é de 27 mil BTUs.
Os aparelhos de ar-condicionado em geral variam de 7 a 30 mil BTUs. Se você deseja instalar o seu em um ambiente muito grande, será melhor a utilização de mais de um aparelho.
Número de pessoas e aparelhos eletrônicos
O número de pessoas que circulam pelo ambiente também influencia na hora da escolha do ar-condicionado split.
Você pode adicionar 600 BTUs de potência para cada pessoa (a primeira não conta) que mora com você. Caso o cômodo esteja exposto diretamente ao sol, recomenda-se usar 800 BTUs para cada medida.
Para cada equipamento eletrônico — como TV ou computador — que estiver no ambiente, pode-se colocar mais 600 BTUs na conta.
Um exemplo: você mora em um local com 3 pessoas (logo, temos 600×2), em um cômodo com dois computadores (nesse caso, 600×2) de 15 m2 (15×600=9000). Somando todos os resultados, a recomendação é de um aparelho com potência de 11400 BTUs.
Pela capacidade de refrigeração e umidificação, além da praticidade na instalação, o ar-condicionado split é atualmente o mais vendido no país. E como você viu, na hora de adquirir seu aparelho deve-se levar em conta os detalhes de cada ambiente.
Agora que você sabe como escolher seu modelo de ar-condicionado split, continue sua leitura aqui no blog e confira as vantagens que esse produto oferece a você e toda a sua família!