0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Qual o melhor Split para cada ambiente?

qual-o-melhor-split-para-cada-ambiente.jpeg

O ar-condicionado split ganhou força e está presente em muitos lares. Ele é destinado a lugares mais espaçosos e que necessitam de uma ventilação maior. Além disso, conta com função turbo e timer, fornecendo tanto ar quente como frio.

 

E as vantagens não para por aí. Ele é de fácil instalação, se adapta sem problemas a qualquer decoração e o melhor de tudo: seu preço está cada vez mais acessível.

 

Mas é preciso cuidado para escolher o modelo correto. Isso porque cada ambiente pede um tipo de aparelho diferente. Fatores como tamanho do lugar, número de pessoas circulando, presença de eletrônicos e posicionamento do cômodo são importantes.

 

No post de hoje, mostraremos como você pode escolher corretamente o split ideal para seu ambiente. Vamos lá?

 

Tipos de ar-condicionado split

O ar-condicionado split possui diversos modelos, então é importante prestar atenção às funcionalidades de cada um.

  • Window Split: mistura o ar-condicionado convencional com a tecnologia split, sendo instalado nos espaços já existentes na parede;
  • Hi-wall: permite a instalação direta na parede, sendo esse o mais usado;
  • Multisplit: possui mais de uma evaporadora e é indicado para refrigeração de mais de um ambiente ao mesmo tempo;
  • Cassete: possui até quatro vias, sendo mais recomendado para teto ou forro;
  • Canto Teto: é instalado no encontro de duas paredes, na parte de cima do cômodo;
  • Portátil: é indicado para ambientes pequenos, podendo ser transportado para qualquer lugar.

 

Local da instalação

O primeiro passo é observar qual parede recebe mais sol no decorrer do dia. Essa parede não deverá ser utilizada, afinal de contas poderá ser prejudicial para seu aparelho.

 

Lembre-se de nunca colocar o ar-condicionado em um local onde a tubulação possa interferir na rede elétrica, de água ou esgoto.

 

Algumas evaporadoras de splits jogam vapor de água para umidificação, portanto evite colocar sobre aparelhos eletrônicos em geral.

 

A saída do ar deve ser livre, então deixe uma distância de alguns centímetros do teto e de paredes laterais. Caso haja mais de um ar-condicionado no local, mantenha-os cerca de 1,5 m longe um do outro.

 

Tamanho do ambiente

Em uma conta simples, os fabricantes recomendam que se multiplique por 600 os metros quadrados de cada ambiente. Por exemplo, se o local tem 45 m2, a potência recomendada é de 27 mil BTUs.

 

Os aparelhos de ar-condicionado em geral variam de 7 a 30 mil BTUs. Se você deseja instalar o seu em um ambiente muito grande, será melhor a utilização de mais de um aparelho.

 

Número de pessoas e aparelhos eletrônicos

O número de pessoas que circulam pelo ambiente também influencia na hora da escolha do ar-condicionado split.

 

Você pode adicionar 600 BTUs de potência para cada pessoa (a primeira não conta) que mora com você. Caso o cômodo esteja exposto diretamente ao sol, recomenda-se usar 800 BTUs para cada medida.

 

Para cada equipamento eletrônico — como TV ou computador — que estiver no ambiente, pode-se colocar mais 600 BTUs na conta.

 

Um exemplo: você mora em um local com 3 pessoas (logo, temos 600×2), em um cômodo com dois computadores (nesse caso, 600×2) de 15 m2 (15×600=9000). Somando todos os resultados, a recomendação é de um aparelho com potência de 11400 BTUs.

 

Pela capacidade de refrigeração e umidificação, além da praticidade na instalação, o ar-condicionado split é atualmente o mais vendido no país. E como você viu, na hora de adquirir seu aparelho deve-se levar em conta os detalhes de cada ambiente.

 

Agora que você sabe como escolher seu modelo de ar-condicionado split, continue sua leitura aqui no blog e confira as vantagens que esse produto oferece a você e toda a sua família!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *