0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8:15 as 19:00 - Sábado das 09:00 as 15:00.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Em qual local da minha casa devo instalar o ar condicionado?

Instalar o ar-condicionado: Dicas para acabarem de vez suas dúvidas quanto ao local da casa que é mais adequado para instalar o seu equipamento!

 

A proximidade do verão faz muitos brasileiros comprarem um aparelho de ar-condicionado para colocar em casa. Afinal, as altas temperaturas costumam bater recordes nessa época do ano!

 

Porém, logo após a aquisição, alguns moradores ficam em dúvida quanto ao local mais adequado para instalar o ar-condicionado.

A maioria acaba escolhendo por colocá-lo no quarto, mas não sabe qual é a melhor posição (acima da cama ou no alto da parede, por exemplo) para encaixar o aparelho.

 

Para acabar de vez com esse impasse, reunimos aqui as principais dicas para você saber como escolher o local da instalação. Confira as instruções e aproveite todo o potencial do seu novo ar-condicionado!

Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

 

Escolha o cômodo com atenção

Quem adquiriu apenas um aparelho de ar-condicionado deve instalá-lo no ambiente mais frequentado da residência. De nada adianta colocar o equipamento na sala de estar se a família passa a maior parte do tempo fora de casa.

 

Nesse tipo de situação, o melhor cômodo passa a ser o quarto, onde os moradores poderão ter noites de sono mais agradáveis, com total conforto térmico.

 

Tome cuidado com a estrutura do imóvel

O aparelho de ar-condicionado não deve ser acoplado em uma superfície repleta de instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Tendo esse cuidado, o dono da casa evita os acidentes causados por possíveis vazamentos e também não compromete a estrutura do imóvel.

 

Fuja dos obstáculos da boa refrigeração

Alguns elementos presentes na decoração, como cortinas, persianas e móveis robustos (guarda-roupas e painéis, por exemplo), podem impedir a circulação do ar e, consequentemente, retardar a refrigeração total do ambiente. Por isso, prefira instalar o ar-condicionado em superfícies livres desses obstáculos.

 

Evite as paredes que pegam muito sol

Quando instalado em paredes que recebem forte incidência dos raios de sol, o ar-condicionado pode ter o seu rendimento prejudicado, já que o aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o aparelho trabalhe ainda mais para garantir a refrigeração.

 

Decida a melhor posição para instalar o ar-condicionado

Depois de escolher o cômodo e a superfície adequada, é hora de decidir como posicionar o aparelho. Para tanto, é preciso levar em consideração algumas regras:

 

  • Por questões de saúde, o aparelho não pode ser instalado de forma que ao ar atinja diretamente as pessoas. No quarto ou na sala, coloque-o acima do lugar onde os moradores dormem ou sentam;
  • Na parede, prefira encaixá-lo na maior altura possível, respeitando uma distância de 15 cm do teto para facilitar a limpeza. Nessa posição, o ar frio será liberado de maneira uniforme;
  • Se possível, centralize o ar-condicionado na parede para otimizar a refrigeração do espaço.

 

Dê atenção à estrutura externa

Os aparelhos que contam com unidades externas, como os do modelo split, precisam ser instalados em paredes bem niveladas e livres umidade.

 

Quem mora em prédios deve redobrar a atenção, já que o barulho emitido pelo ar-condicionado pode desrespeitar as regras da boa convivência. Por isso, antes de instalar o aparelho, confira o regimento do seu condomínio.

 

Com essas instruções, esperamos que você consiga escolher o local apropriado para instalar o ar-condicionado. E lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados para realizar a correta instalação.

 

Gostou deste post? Que tal receber outras dicas de uso e manutenção do ar-condicionado? Basta assinar a nossa newsletter!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *