0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8:15 as 19:00 - Sábado das 09:00 as 15:00.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Por que sai água do seu ar-condicionado?

por-que-sai-agua-do-seu-ar-condicionado.jpeg

 

Quem vive em um país que possui altas temperaturas a maior parte do ano, como é o caso do Brasil, sabe a necessidade de ter um aparelho de ar-condicionado em casa. A temperatura menos escaldante torna o ambiente mais confortável e melhora a qualidade de vida, entre diversos outros benefícios.

Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

 

Atualmente, existem vários modelos de ar-condicionado, mas um detalhe sempre chama a atenção. Você sabe de onde vem aquela água que sai do equipamento? A resposta está literalmente ao nosso redor: o aparelho retira a umidade do próprio ar! Ao passar pela serpentina, a umidade é condensada e se transforma em água.

 

Para evitar o desperdício, essa água pode (e deve!) ser aproveitada. Você sabe como fazer isso? Confira agora 3 dicas para unir sustentabilidade ao seu conforto!

 

Por que reaproveitar a água que sai do ar-condicionado?

Quanto mais úmida for a região que você mora e quanto mais tempo o equipamento permanecer ligado, mais água será dispensada. No final do dia, cerca de 20 litros podem ter sido retirados do ambiente e literalmente jogados fora.

Cientes de que os recursos hídricos não são infinitos e de que muitas regiões do nosso próprio país sofrem com a escassez de água, evitar o desperdício é nosso dever como cidadãos e uma atitude de consciência ambiental.

 

Como fazer a coleta?

A captação da água do ar-condicionado pode ser feita de várias formas. Você pode usar um recipiente simples, como um balde, ou instalar uma tubulação de acordo com a função que você pretende dar ao líquido. Por exemplo, se a ideia é reaproveitá-la no banheiro, pode-se criar um encanamento até o local.

 

Onde utilizar a água?

Vale destacar que essa água não é própria para consumo, uma vez que possui certas impurezas do ar. Porém, ela pode ser reaproveitada em tarefas domésticas. Para você também fazer a sua parte, enumeramos quatro maneiras simples e eficientes de destinar essa água:

  • Limpar os cômodos da casa: a limpeza da residência com frequência é necessária e a utilização da água proveniente do ar-condicionado terá o mesmo efeito do que a potável. Basta acrescentar os produtos de costume, como o sabão e o desinfetante.
  • Aguar as plantas do jardim: essa água também pode ser usada para regar as plantas e os jardins. Vale ressaltar que, como ela não tem todos os nutrientes necessários, um complemento pode ser necessário para fortalecê-los. Peça ajuda a um especialista.
  • Passar a roupa lavada: a água que sai do ar-condicionado não possui sujeiras que possam manchar as roupas, então ela também pode ser reaproveitada nos ferros a vapor.
  • Dar descarga no banheiro: o acionamento da descarga pode gastar vários litros de água potável, dependendo da tecnologia adotada na sua casa. A captação da água do aparelho condicionador é uma solução sustentável contra esse desperdício.

 

A dica final é promover a limpeza do ar-condicionado de acordo com a frequência indicada pelo fabricante. Adotando todas essas técnicas, você estará economizando dinheiro e poupando água, esse bem tão precioso para a nossa existência. Quanto mais técnicas sustentáveis você adotar em sua casa, melhor será para sua família e para toda a sociedade.

 

E você, já utiliza a água do ar-condicionado de alguma forma? Conhece mais alguma dica que não listamos? Conte sua experiência pra gente nos comentários e participe!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *