0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Quais os modelos de ar-condicionado mais econômicos?

Modelos de ar-condicionado: Confira as dicas que separamos para você e descubra quais são os modelos de ar-condicionado mais econômicos!

 

A popularidade dos aparelhos de ar-condicionado no Brasil se deve ao desejo de tornar a casa ou ambiente de trabalho um local mais agradável. Afinal, as temperaturas no país podem ser bastante elevadas, o que afeta (e muito) a qualidade de vida da população.

 

Por outro lado, a questão do consumo de energia pode deixar os consumidores com algumas dúvidas na hora de escolher entre tantos modelos, e é preciso pesquisar para fazer a escolha ideal. Se esse é o seu caso, confira nossas dicas e descubra quais são os modelos de ar-condicionado mais econômicos:

Conheça o Selo Procel

Uma das primeiras coisas que se deve conferir ao escolher o modelo de ar-condicionado é o Selo Procel. Ele indica o consumo de energia do aparelho e foi criada pelo Inmetro para orientar o consumidor no momento da compra e varia de A a G, sendo A o mais eficiente.

 

Por isso, lembre-se de sempre conferir a tabela que vem no aparelho, pois ela é muito útil para entender o consumo de energia.

 

Priorize aparelhos com função sleep

Essa função controla a temperatura automaticamente, diminuindo o consumo de energia e proporcionando conforto térmico — afinal, durante a noite a temperatura corporal oscila. Funciona da seguinte forma: depois da primeira hora, a temperatura aumenta (ou diminui) 1º C e depois da segunda hora também.

 

Além da economia, essa é uma boa alternativa para quem acorda no meio da noite com calor ou frio, já que esse modelo controla a temperatura.

 

Quais são os modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado?

Por conta da alta procura, muitos modelos são disponibilizados ao consumidor, sempre com muitas funções diferentes e muitas opções de design. Contudo, alguns modelos não representam um aumento tão alto na conta de luz, sendo esses os mais procurados e desejados. Conheça as opções:

 

Ar-condicionado de janela

Custa cerca de 30 a 40% menos que o split, embora tenha a vida útil menor. A instalação é simples, sem a necessidade de um profissional, já que basta um buraco na parede. Por não utilizar a tecnologia inverter, esse modelo não é o mais econômico dos modelos disponíveis.

 

Ar-condicionado split

Costuma ser mais caro que o de janela, mas o valor rapidamente é recuperado por conta da economia de energia. Precisa de um profissional para realizar a instalação, pois se for mal instalado pode gerar problemas como infiltração nas paredes e gasto de energia exagerado.

 

Alguns modelos, principalmente os mais modernos, utilizam a tecnologia inverter. Essa tecnologia faz com que o aparelho use o compressor de modo mais inteligente, pois o ar-condicionado não tem picos de liga/desliga, funcionando gradualmente até atingir a temperatura.

 

Modelos com o inverter economizam até 30% de energia, sendo, portanto, os mais indicados para quem busca economia.

 

Ar-condicionado portátil

É o mais buscado por pessoas que moram em locais que não permitem a instalação de um ar-condicionado split ou janela. O preço é alto e o consumo de energia é maior.

 

Assim, na hora da escolha entre um dos modelos de ar-condicionado, alguns fatores como Selo Procel, tecnologia inverter e função sleep devem ser considerados, pois estão diretamente ligados ao quanto de energia será economizada.

 

Por isso, não esqueça de conferi-los antes de finalizar a compra, pois dessa forma você poderá usufruir de ambientes com temperatura agradável sem levar um susto com a conta de energia no final do mês.

 

E você, gostou das dicas? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse em tempo real? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *