0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8:15 as 19:00 - Sábado das 09:00 as 15:00.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

Instalação de Ar-condicionado: 5 erros que devem ser evitados.

Instalação de Ar-condicionado: Quer evitar problemas técnicos? Então acompanhe nessa matéria os 5 erros que devem ser evitados na hora de instalar o seu ar-condicionado!

 

Instalação de Ar-condicionado: 5 erros que devem ser evitados

 

Seja para refrescar nos dias quentes ou oferecer calor no inverno, o ar-condicionado se tornou essencial em qualquer residência. Embora os modelos com alta tecnologia surjam cada vez mais nas lojas, é comum encontrar consumidores frustrados com o desempenho dos seus equipamentos. Algumas vezes, um simples defeito já é motivo para jogar a culpa no próprio modelo, entretanto, muitos não sabem que boa parte dos danos são oriundos de uma instalação mal feita.

 

Os 5 principais erros da instalação de ar-condicionado

Antes de listar os erros que costumam envolver uma instalação de ar-condicionado, é importante destacar que somente um técnico capacitado tem condições de realizar este procedimento. Embora seja uma indicação óbvia, muita gente ainda tenta alocar o equipamento sozinho, na ânsia de economizar ou desfrutar do benefício rapidamente.

 

Acontece que uma pessoa comum não domina a experiência e ferramentas necessárias para a instalação correta desse tipo de aparelho. Por este motivo, sugerimos que você considere as dicas seguintes como orientações para acompanhar o trabalho do profissional contratado, a fim de garantir o sucesso da instalação. Abaixo, você confere os 5 erros que devem ser evitados nesse processo:


Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

 

1. Não verificar os drenos

Os drenos são elementos importantes do ar-condicionado e evitam que a umidade fique dentro do ambiente. Quando mal instalados, podem liberar partículas que causam infiltração em tetos e paredes próximos do aparelho. O problema pode ser evitado com uma verificação preventiva após a instalação dos mesmos. Certifique-se também de que o técnico respeitou um código mecânico durante esse procedimento.  

 

 

2. Manter o compressor obstruído

O compressor ou condensador do ar-condicionado é a peça onde ocorrem as trocas de ar e que, portanto, precisa de área suficiente para exercer sua função. Ao manter o aparelho em espaços apertados ou em contato com objetos que obstruem a passagem de ar, você corre o risco de danificá-lo rapidamente. Sabendo disso, acompanhe o técnico para ter certeza de que escolheu um local aberto para locar o ar-condicionado.

 

 

3. Escolher um local mal ventilado

O local onde será instalado seu ar-condicionado não deve ser feito com base em propósitos estéticos. Antes de pensar em escondê-lo da visão de outras pessoas, pense que é um equipamento que funciona muito melhor em um local fresco e bem ventilado.

 

Sendo assim, oriente o técnico para que não coloque o aparelho em fachadas muito quentes — leste e oeste — ou em sacadas e varandas fechadas. Livre do calor e do ar concentrado, seu equipamento durará por muitos anos.

 

 

4. Usar condutas inapropriadas

As condutas apropriadas evitam o escape do ar e otimizam o desempenho da refrigeração. Por este motivo, suas peças são fabricadas de acordo com o tamanho do aparelho e variam de um modelo para outro.

 

Nesse caso, a atenção deve estar na escolha da conduta para saber se o seu tamanho condiz com o ar-condicionado escolhido. Para isso, pergunte ao técnico se ele realizou um cálculo antes de instalar esses elementos.

 

 

5. Não testar a refrigeração

Após a instalação, solicite que o técnico faça um teste de funcionamento para garantir que o seu ar-condicionado esteja livre de problemas. Nesse momento, o profissional também deverá verificar se existe alguma fuga no líquido de refrigeração, pois é um processo que prejudica o desempenho do aparelho.

 

Quando a unidade sofre uma perda considerável de líquido — igual ou maior que 10% —, o consumo energético aumenta muito. Evitando os vazamentos, você previne sustos na conta de luz e contribui com o consumo consciente.

 

Lembre sempre que um técnico pode explicar cada passo realizado durante a instalação, bem como oferecer orientações sobre a limpeza e cuidados preventivos específicos para o seu aparelho. Sendo assim, nunca hesite em tirar todas as suas dúvidas e valorize essas informações no seu dia a dia.

 

Mais do que economia com os serviços de manutenção, evitar estes erros é uma forma de otimizar o gasto energético em sua casa. Se já escolheu o seu modelo, dedique um tempo para acompanhar a instalação de ar-condicionado e garanta a chance de solucionar possíveis problemas no momento certo.

 

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso trabalho também no Facebook!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!
One Comment

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *