0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8h30 às 18h.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

O que é a função desumidificar do ar-condicionado e como utilizá-la?

Função desumidificar do ar-condicionado: Saiba como essa função do seu ar-condicionado pode ajudar a combater os problemas causados pela umidade em excesso.

 

O excesso de umidade do ar pode ser um grande problema para quem vive em regiões muito úmidas. Isso porque altos níveis de umidade podem gerar problemas e incômodos, tanto para as estruturas físicas de edifícios e objetos, quanto para a nossa saúde.

 

Locais com essa característica costumam enfrentar problemas como ferrugem, paredes úmidas descascando, bolor e mofo, que promovem a propagação de bactérias, alergias e desconforto. E tais inconvenientes podem atingir, além da saúde, aparelhos eletrônicos, roupas, móveis e documentos, por exemplo.

 

Para te ajudar a combater os problemas causados pela umidade em excesso vamos te ajudar a entender para que serve e como funciona a função desumidificar do ar-condicionado. Confira!

Por que desumidificar

 

Se você mora em um local que sofre com a falta de ventilação, essa função vai te ajudar a regular a umidade do ambiente, para que ele não fique úmido em excesso, já que essa é uma situação que pode causar prejuízos. A função desumidificar do ar-condicionado existe para regular a umidade relativa do ar, deixando o ambiente mais agradável e saudável.

 

Além disso, desumidificar o ambiente vai te ajudar a suar menos e diminuir aquela sensação desagradável de abafamento, pois ambientes úmidos demais causam a sensação de que a temperatura está mais elevada do que de fato está. Por isso, ambientes úmidos muitas vezes parecem ser mais quentes do que realmente são.

 

Isso sem falar que locais com umidade mais baixa controlam melhor a propagação de fungos, mofos, bolores e bactérias, que vão afetar a saúde e os móveis, por exemplo.

Como funciona a desumidificação

 

Depois de selecionar a função desumidificar do ar-condicionado, o aparelho fará o resto sozinho, sem que você precise interferir. O aparelho vai identificar qual a umidade indicada para o ambiente e vai retirar o excesso, deixando o ambiente mais agradável.

 

Esse é um processo simples, que acontece da seguinte maneira: a umidade é encontrada no ar como vapor d’água; o aparelho vai captar esse vapor e condensá-lo nas suas placas de resfriamento, retirando-o do ambiente. O vapor que for retirado vai virar água ao ser resfriado, e vai ser despejado em um recipiente próprio para isso, que existe no ar-condicionado.

 

E não precisa se preocupar com a possibilidade do lugar ficar seco demais, pois os aparelhos interrompem a função de desumidificar quando seus sensores avisam que a umidade do ambiente já está adequada, e religam automaticamente caso tenha alguma alteração no nível da umidade.

Como escolher essa função

 

Ativar essa opção no aparelho de ar-condicionado é mais simples do que muitas pessoas imaginam. As mais diversas marcas possuem essa função em seus controles remotos, e ela pode ser escolhida pelo botão que define o modo de funcionamento do aparelho.

 

Na opção “modo” do seu controle você pode escolher se quer aquecer, ventilar, resfriar e também desumidificar, além de outras opções que podem existir no modelo de seu equipamento. Para acionar a função desumidificar do ar-condicionado, basta apertar o botão até que apareça o símbolo da desumidificação, que geralmente é uma gota.

 

Se ficar com alguma dúvida sobre o símbolo correto, o manual do seu aparelho pode te ajudar a entender melhor essas representações, que podem variar entre diferentes marcas.

Cuidados com a função desumidificar

 

Usar a função desumidificar do ar-condicionado pode trazer muitos benefícios, porém, é importante não se esquecer de alguns cuidados. O primeiro deles é lembrar que é fundamental ter um certo nível de umidade no ar: a falta de umidade pode causar problemas respiratórios, por exemplo. O ideal é que ela não esteja abaixo de 40%, considerada a taxa mínima de umidade necessária.

 

Outro cuidado importante é não esquecer portas e janelas abertas durante o processo – mantê-las fechadas vai facilitar o aparelho a regular a umidade de maneira correta.

 

Ficar sempre atento à temperatura e umidade do local onde você mora é a melhor maneira de evitar um ambiente muito úmido. Além disso, é importante não esquecer que o seu ar-condicionado pode ser seu grande aliado para deixar o ambiente mais agradável e menos úmido.

 

Gostou do nosso post sobre a função desumidificar do ar-condicionado? Então não deixe de seguir nossas redes sociais e acompanhar outras dicas!

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!
One Comment

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *