0800 15 66 11 ou (11) 3649-4000 - Seg à Sex das 8:15 as 19:00 - Sábado das 09:00 as 15:00.
Seu portal de conteúdo especializado em ar-condicionado!
Nossas redes sociais:

É possível instalar um ar-condicionado sem mexer na estrutura da casa?

Quando falamos sobre o clima de um ambiente, uma coisa é certa: em locais com a temperatura adequada, a nossa disposição é muito maior e as atividades do dia a dia podem ser realizadas com mais facilidade.

Para garantir essa sensação de bem-estar, muitas pessoas optam pelo uso do ar-condicionado. Isso porque, em alguns lugares, apenas o ventilador não é suficiente para refrescar o ambiente.

No entanto, em outros casos, furar a parede e mexer na estrutura do imóvel não é uma possibilidade. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas especiais para você instalar um ar-condicionado sem mexer na estrutura da sua casa. Confira abaixo!

Por que instalar um ar-condicionado split ou portátil?

Muitas vezes, não é possível realizar a instalação de um ar-condicionado de janela em casa, ou seja, que necessite de uma abertura na parede para o seu uso correto. Sujeira, barulho ou até mesmo as regras do próprio local podem impedir a utilização desse equipamento.

Mas não se preocupe: existem opções ideais para quem não pode (ou não quer) mexer na estrutura da residência. Se você escolher um aparelho alternativo, como é o caso do split ou do ar portátil, há uma série de vantagens para o seu ambiente. São elas:

Facilidade na hora da instalação

No caso do ar-condicionado portátil, você não precisará de nenhum tipo de instalação especializada. Já o split pode ser adaptado tranquilamente na sua casa, sem que a sua estrutura seja prejudicada.

Mais mobilidade

Não gostou do local escolhido para o seu aparelho? O modelo portátil te oferece a facilidade de mudar a sua localização sem a necessidade de uma nova obra.

Economia

Tanto o split quanto o portátil são mais econômicos do que os clássicos aparelhos de janela. Você vai ver a diferença no final do mês.

Ar-condicionado split

Se você deseja instalar um ar-condicionado sem mexer drasticamente nas paredes do imóvel, o split é ideal.

Mais prático do que os aparelhos de janela, ele é formado por duas partes: o condensador, que fica do lado de fora da casa, e o evaporador, localizado na parte interna do ambiente. Discreto, funciona por meio de controle remoto e é capaz de refrigerar o seu espaço sem consumir muita energia.

O primeiro passo para quem quer adquirir essa opção é lembrar que a parte interna e a externa precisam estar ligadas por tubos e fios. Por isso, a sua instalação exige um cuidado especial, já que as duas partes precisarão estar próximas, evitando mais custos com materiais e mão de obra.

Para fugir de furos e demais alterações na estrutura, aposte em gessos ou em uma marcenaria personalizada para a passagem dos tubos e fios. O resultado será perfeito!

Outra dica é escolher o melhor lugar para utilizar o seu split, evitando espaços com fiação elétrica ou tubulação de água e esgoto. No entanto, para uma instalação adequada, é recomendado respeitar a distância mínima de tubulação (sucção e expansão) especificada pelos fabricantes. Com esse cuidado, você evita problemas de ruídos excessivos, que podem se transformar em futuros vazamentos desagradáveis.

Ar-condicionado portátil

Funcional, o ar-condicionado portátil costuma ser bastante escolhido por não precisar de investimentos para a sua instalação. Nesse caso, o aparelho requer apenas uma janela para ser realizada a troca de ar.

E o melhor de tudo: o aparelho pode ser levado para vários ambientes da casa! No mercado, já é possível encontrar uma variedade de marcas e modelos com rodinhas, facilitando ainda mais a sua mobilidade.

Porém, durante o uso, esse modelo acumula água em um reservatório interno. Em geral, sua capacidade de armazenamento é de até 20 litros e, quando esse limite é atingido, o aparelho desliga automaticamente para realizar seu esvaziamento.

Para evitar essa função automática, você pode instalar uma mangueira com saída para uma área externa, como um quintal ou jardim. No entanto, alguns modelos acumulam água apenas na função desumidificação.

Agora que você já descobriu novas alternativas para ter um ambiente fresco e agradável, que tal investir em uma climatização nova para o seu espaço? Sem dúvidas, o sucesso será garantido!

Gostou das nossas dicas sobre como instalar um ar-condicionado? Então siga as nossas páginas no Facebook e Twitter e acompanhe muito mais!

 

Posts Relacionados

CONTEÚDOS GRATUITOS
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este!

Digite seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *